Há alguns dias atrás assistindo ao Jornal Nacional, ouvi mais uma vez sobre o vazamento de petróleo no Golfo do México, uma catástrofe ecológica bastante preocupante, tendo em vista suas consequências.
Tendo esse assunto como base para comparação, comecei a me questionar sobre nossos hábitos em nossa própria casa. Quantas donas de casa também assistem ao jornal e se espantam diante desta informação, mas não sabem que um dos hábitos mais comuns nas tarefas domésticas causa o mesmo estrago, se não maior, tendo em vista a quantidade de pessoas que possuem essa atitude.
O costume de descartar óleo de cozinha no ralo da pia ou mesmo no lixo, além de entupir o encanamento, contamina o solo e em consequência o lençol freático, ou seja, contamina a água que é extraída de poços e que pode ser usada para beber. Essa é apenas uma das muitas consequencias existentes.
Infelizmente não existe uma solução, mas existem caminhos que podemos seguir para que essa poluição diminua e não contribua ainda mais com a degradação ambiental.
DICAS PARA MUDAR O MUNDO - O QUE FAZER COM O ÓLEO DE COZINHA?
Jamais despeje óleo usado em frituras no ralo da pia ou diretamente no solo. Espere esfriar e acumule em garrafas PET.
Entregue a entidades que façam reaproveitamento. Óleo de cozinha pode virar sabão e biodiesel.
Ou se quiser, faça você mesmo o sabão caseiro. Veja neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário