terça-feira, dezembro 21, 2010

Sustentabilidade





Ser sustentável significa mudar o padrão de vida?


Não! A idéia de sustentabilidade denota exatamente "satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir sua próprias necessidades". Ou seja, mudar hábitos no presente, para que no futuro não percamos a capacidade de "conforto" tendo que mudar drásticamente a forma de viver por não haver mais recursos naturais, os quais são parte essencial na produção tecnológica.


É claro que não depende somente de nós, para que o impacto da sustentabilidade seja realmente sentido no mundo, mas torna-se de grande valia termos uma a iniciativa, para que sirva de exemplo, principalmente quando o quesito sustentabilidade gera economia. Hoje, a maioria das pessoas se empolgam com esse tipo de hábito muito mais pra "aliviar o bolso" do que pra salvar o planeta, infelizmente, porém, se dá resultado então que seja para o bem do consumo econômico.


Então lá vão algumas dicas de "economia":


* FAZER XIXI NO BANHO
Um adulto saudável urina. em média 4 vezes por dia. A cada descarga utilizam-se 12 litros de água tratada, o que equivale por ano 17 520 litros de água descartadas. Então, o objetivo do xixi no banho é utilizar a água que já está sendo usada e poupar alguns litros de água. Adotar bacias sanitárias com caixa acoplada que gaste apenas 6 litros de água também é uma boa idéia.


*IMPRIMIR DOCUMENTOS SOMENTE QUANDO NECESSÁRIO
Pra cada tonelada de papel virgem, são derrubadas 12 árvores. Pra fazer um quilo de papel são gastos 540 litros de água. Então o corte de impressões além de ajudar a economizar também contribui para a sustentabilidade.


*DESLIGAR O CHUVEIRO ENQUANTO SE ENSABOA
Dependendo do chuveiro, um banho de 5 minutos pode gastar cerca de 150 litros de água. Calcule o valor do metro cúbico de água pela quantidade desperdiçada e veja quanto do seu dinheiro está indo literalmente de ralo abaixo.


Outros desperdícios...


- Escovar os dentes com torneira aberta
- Ensaboar a louça com água limpa escorrendo na pia
- Usar mangueira de água para varrer calçada
- Abrir a geladeira e ficar pensando no que vai pegar
- Eletrônicos em stand-by
- Lâmpadas incandescentes em vez de florescentes


Por hora é só!
Thayza de Luna

Nenhum comentário: